O que saber a respeito da cirurgia extração dente siso

Um procedimento cirúrgico muito comum e realizado com frequência é a cirurgia extração dente siso a qual pode ser recomendada nos casos em que há dificuldades na higienização, dor e inflamação ou pressão nos dentes vizinhos. Na arcada dentária há dois dentes do siso na parte superior e dois na parte inferior e costumar nascer entre os 16 e 20 anos. Por isso, também são conhecidos popularmente como dente do juízo.

Quando a cirurgia extração dente siso é recomendada?

Há algumas situações em que a cirurgia dente siso é necessária, veja algumas delas:
  • Falta de espaço para erupcionar;
  • Dor;
  • Inflamação e infecção;
  • Deslocamento dos dentes adjacentes.

Para saber se há ou não a necessidade de realizar a cirurgia dente siso é preciso procurar um profissional da área para que avalie de forma individual se é necessária a extração do dente do siso. Alguns exames podem ser requisitado para uma melhor análise, como por exemplo, a radiografia panorâmica para análise da posição dos dentes.

Como é a recuperação e o pós-cirúrgico?

Assim como qualquer procedimento cirúrgico a cirurgia extração dente siso requer cuidados no pós-operatório. Seguir as recomendações do dentista são fundamentais para uma boa recuperação e cicatrização, além de evitar complicações. Listamos a seguir alguns dos cuidados necessário após a cirurgia extração dente siso:
  • Evitar alimentos duros e quentes;
  • Fazer compressas com gelo;
  • Tomar a medicação corretamente, obedecendo os horários;
  • Não ingerir bebida alcoólica;
  • Não fumar;
  • Evitar fazer esforço físico;
  • Manter uma boa higiene bucal.

Essas orientações devem ser seguidas e são de extrema importância para que os resultados da cirurgia extração dente siso sejam satisfatórios. Após o período de recuperação, o paciente deverá retornar ao consultório odontológico para que o dentista faça a remoção dos pontos. É comum que a região fique dolorida e inchada, por isso, o dentista irá prescrever a medicação adequada para amenizar tais incômodos e auxiliar na recuperação. Eventualmente, podem ocorre pequenos sangramentos sendo estancados com uma gaze pressionará na região. Além disso, qualquer anormalidade deve ser comunicada imediatamente ao dentista para que ele possa tomar as ações necessárias.

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia extração dente siso:

cirurgia extração dente siso