Qual a importância da cirurgia dente do siso?

O dente do siso, conhecido também como terceiro molar ou dente do juízo, costuma nascer entre os 17 a 21 anos de idade o que pode variar de pessoa para pessoa devido à posição dos dentes. Em alguns casos, é possível que os sinais de erupção do dente do siso ocorra de forma mais tardia. Nem sempre o nascimento do dente do siso é visível ou sintomático, assim, é preciso consultar um dentista para verificar a necessidade ou não de realizar a cirurgia dente do siso. Na arcada dentária os dentes do siso costuma aparecer dois na parte superior e dois na parte inferior, nascem de forma aleatória e são os últimos dentes a erupcionar.

Quais são os sintomas?

Na maioria do casos, o nascimento do dente do siso causa:
  • Dor;
  • Inchaço na gengiva;
  • Inflamações;
  • Deslocamento dos dentes.

O dente do siso pode levar de 2 meses a anos para nascer, variando de acordo com as condições da arcada dentária de cada pessoa, pois caso não haja espaço suficiente o dente do siso irá precisar de mais tempo para erupcionar e em alguns casos, será preciso realizar a cirurgia dente do siso.

Quando é preciso extrair o siso?

A extração do dente do siso através da cirurgia dente do siso nem sempre é necessária, pois algumas pessoas apresentam boas condições da arcada dentária e espaço suficiente para que o dente do siso nasça e não ofereça maiores problemas.Nos casos em que não há necessidade da pessoa se submeter a uma cirurgia dente do siso, o dentista poderá prescrever alguns medicamentos para aliviar a dor e o incômodo causados pelo nascimento do dente do siso Caso não haja espaço suficiente para o dente do siso erupcionar poderá ocasionar o desalinhamentos dos dentes adjacentes, comprometer a mastigação, inflamação e dor, entre outros problemas. Nestes casos, é preciso procurar um profissional para que avalie o quadro clínico do paciente e verifique se há ou não a necessidade de realizar uma cirurgia dente do siso. Alguns exames, como por exemplo, a radiografia panorâmica, podem ser solicitados para análise da posição do dente do siso na arcada dentária.

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia dente do siso:

cirurgia dente do siso