Saiba mais sobre cirurgia dentaria correção
A extração de dente consiste em um pequeno procedimento cirúrgico necessário na vida adulta. Esse procedimento ocorre por consequência de complicações dentárias e pode ser feita em qualquer um dos tipos: canino, incisivo, molar ou pré-molar.
O caso mais comum, definitivamente, é a extração do terceiro molar, conhecido como dente do siso. A retirada desses dentes por meio de uma cirurgia dentaria correção deve ocorrer quando estes não nasceram corretamente e quando:
- Há dificuldade para higienização apropriada;
- Não há espaço na arcada dentária, de modo que o dente do siso, ao nascer, exerce pressão e acaba empurrando os demais, de modo a provocar desalinhamento ou traumas;
- Alterações na oclusão e na fala do paciente;
- Há contato com a raiz dos segundos molares, provocando dores e a necessidade de realizar tratamentos de canal;
- Ocorrem infecções repetidas vezes no local.
- A retirada de um dente por meio de cirurgia dentaria correção permite melhorar as condições de higienização, reduzir dores e desconfortos, além de proporcionar um visual mais atraente para o sorriso.
Cirurgia dentaria correção: extração e suas causas
A cirurgia dentaria correção relativa a extração de um dente é bastante frequente, principalmente por conta das cáries, e em casos nos quais não seja mais possível a recuperação do dente afetado.
Outras causas podem provocar a extração de um dente, como:
- Fraturas: podem ocorrer na raiz ou na coroa do dente;
- Necrose pulpar do dente, quando não sejam adotados outros procedimentos como o canal;
- Dentes com mobilidade considerável, em muitos casos sendo resultado de periodontite avançada;
- Tratamentos ortodônticos, mesmo com saúde e bom estado dos dentes, visando o seu alinhamento;
- Casos em que há presença de dentes supranumerários, ou seja, quando há um número de dentes que excedem a quantidade normal padrão.
Cirurgia dentaria correção: cuidados após a cirurgia
Assim como em qualquer tipo de operação, a cirurgia dentaria correção requer certos cuidados para que a recuperação e a cicatrização ocorram sem apresentar maiores problemas. Sendo assim, deve-se evitar alimentos ou bebidas muito quentes, fumar, alimentos muito duros e manter uma higienização oral que não comprometa a região em que houve a extração. Além disso, é recomendável a aplicação de bolsas de gelo por curtos períodos durante o primeiro dia após cirurgia para reduzir ou evitar o inchaço na região.