Cirurgia de maxilar: um procedimento para correções de disfunções
A cirurgia de maxilar é uma intervenção atrelada ao tratamento de pacientes que:
- Estão insatisfeitos com o tamanho ou formato de seus maxilares;
- Tem deslocamentos na posição de seu maxilar, o que dificulta sua comunicação, respiração ou alimentação;
- Apresentam traumas que provocaram deslocamentos ou lesões;
- Apresentaram crescimento de maneira desproporcional dos ossos.
Desse modo, é muito comum esses pacientes sentirem dores ou desconforto ao falar, mastigar ou mesmo dificuldades para respirar.
Cirurgia de maxilar: a cirurgia ortognótica
Quando se trata da cirurgia de maxilar é comum ouvir o termo cirurgia ortognótica, um nome genérico dado para o procedimento que tem como objetivo a reconstituição de um padrão facial mais harmônico em pacientes que manifestaram desequilíbrios no desenvolvimento ósseo de seu rosto. Esse tipo de tratamento alia dois tipos de tratamentos: um ortodôntico com um cirúrgico. Essa associação consegue atender as exigências estéticas do paciente, assim como proporcionar melhorias funcionais que melhoram sua qualidade de vida.
A cirurgia de maxilar costuma ser realizada em hospitais por conta dos riscos atinentes ao procedimento, como a aplicação de anestesia geral. Além disso, pode haver necessidade de internação, sendo que o período pode variar de um a dois dias.
Com relação ao processo de recuperação a cirurgia de maxilar não costuma provocar dores após o procedimento, de modo que o desconforto maior fica por conta do inchaço na região que dificulta a alimentação. Apesar do processo pós-operatório variar, é comum que cada paciente permaneça em repouso nos primeiros 20 dias, de modo que nesse período sua dieta deve contar apenas com a ingestão de líquidos e alimentos de baixa consistência, como os de aspecto pastoso. Após 50 dias já possível mastigar normalmente e retornar aos hábitos alimentares sem maiores complicações. Vale lembrar que durante esse período deve haver acompanhamento e o devido controle de anti-inflamatórios e analgésicos.
Os benefícios da cirurgia de maxilar
Antes de adotar qualquer processo cirúrgico é preciso verificar a sua real necessidade. Sendo assim, é interessante e recomendável a realização de consultas com mais de um profissional da área cirúrgico dentária para obter o parecer de diferentes especialistas, e analisar se é necessário passar por uma cirurgia de maxilar ou se há um tratamento alternativo.
Assim, quando necessário, a cirurgia de maxilar promove bem-estar ao paciente, de forma que este se beneficia por parar de sentir dores, conseguir mastigar direito, respirar sem dificuldades além de contar com um visual mais harmônico.