Saiba mais sobre a cirurgia de extração de dente
Quem passou por uma cirurgia de extração de dente precisa de atenção no pós-cirúrgico, para ter uma boa recuperação e evitar infecções. Embora não seja um procedimento cirúrgico complexo, a cirurgia de extração de dente requer cuidados assim como qualquer tipo de cirurgia.
Na cirurgia de extração de dente, para a sua retirada é preciso fazer o seu deslocamento da gengiva e separá-lo do osso, para que então seja extraído. Por último, é feito a sutura do local.
Quais são os cuidados após a cirurgia de extração de dente
Para uma boa recuperação e cicatrização adequada, sem maiores complicações, é necessário que o paciente siga rigorosamente as orientações do cirurgião dentista.
É normal que após a cirurgia de extração de dente o paciente sinta dor, inchaço e ocorra pequenos e eventuais sangramentos. Por isso, com o intuito de amenizar tais sintomas e outros tipos de desconforto, o cirurgião dentista irá prescrever medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios para amenizar o desconforto e garantir uma melhor recuperação pós-cirúrgica. Este tipo de medicamento oferece alívio ao paciente e não possui efeitos colaterais severos.
Listamos a seguir os principais cuidados:
- Evitar fazer esforço físico;
- Fazer compressa gelada no local;
- Tomar a medicação de forma correta, obedecendo os horários;
- Evitar alimentos duros e quentes;
- Não tomar sol;
- Não ingerir bebida alcoólica.
Como evitar uma infecção após a cirurgia de extração de dente
É preciso cuidados após a cirurgia de extração de dente para evitar possíveis infecções, pois a boca é um local com muitas bactérias e se não for higienizada corretamente, ocorre o acúmulo de restos de alimentos o que facilita a sua proliferação. Veja os principais cuidados para evitar uma infecção após a cirurgia de extração de dente:
- Manter uma boa higiene bucal, fazendo o uso do fio dental e escova de dente com cerdas macias;
- Escovar os dentes após cada refeição;
- Não fumar;
- Fazer bochechos suavemente com água morna e sal de 2 a 3 vezes por dia.
Em algumas situações, o cirurgião dentista poderá prescrever outros medicamentos para auxiliar no processo de recuperação e cicatrização.