O que saber a respeito da cirurgia de dente incluso

Para quem não sabe a extração do dente do siso é realizada através de um procedimento cirúrgico no qual pode ser feito quando os dentes já nasceram ou ainda estão para erupcionar, neste último caso são chamados de dente do siso incluso.

A cirurgia de dente incluso necessita que o cirurgião dentista realize uma espécie de abertura no osso para realizar a sua extração. Neste procedimento são utilizados brocas em rotação controlada por um motor elétrico para realizar o corte ao redor da cora do dente e assim, proceder a sua remoção na cirurgia de dente incluso pelo profissional.

O que são dentes inclusos

Os dentes do siso, também conhecidos como terceiro molar ou dente do juízo são os últimos a erupcionar. Ao todo são quatro dentes do siso, dois na parte superior e dois na parte inferior, porém, não é em todas as pessoas que estes dentes nascem ou não apresentam os quatro. Por serem os últimos dentes da arcada dentária a nascer, pode ocorrer a falta de espaço para a sua erupção e consequentemente, podem influenciar no posicionamentos dos dentes adjacentes e desalinhá-los.

Quando o dente do siso não chega a erupcionar e fica retido no osso é chamado de dente incluso. Há três situações que podem ocorrer:

  • Os dentes do siso ficam totalmente retidos no ossos (inclusos);
  • Os dentes do siso erupcionam parcialmente (semi inclusos);
  • Os dentes do siso ficam "travados" nos dentes vizinhos (impactados).

Na maioria dos casos é necessário realizar a cirurgia de dente incluso para a extração do dente, pois essas situações acarretam em processos inflamatórios, dor, inchaço, dificuldade na higienização e outros problemas que comprometem a saúde bucal da pessoa.

Como é a cirurgia de dente incluso

A cirurgia de dente incluso é realizada com anestesia local para que o paciente não sinta dor durante o procedimento. São realizados corte no tecido da gengiva, seguida da remoção de uma parte da região óssea para expor a coroa do dente, através de pequenas brocas. Após a extração do dente incluso, é feita a sutura da região com fio não absorvível, o qual será retirado pelo profissional após, aproximadamente, 7 dias após a cirurgia de dente incluso.

Assim, como qualquer procedimento cirúrgico a cirurgia de dente incluso requer cuidados pós operatórios os quais são necessário para uma boa recuperação e evitar possíveis complicações. São cuidados simples e que devem ser seguidos, tais como: manter uma boa higienização do loca, tomar a medicação prescrita corretamente seguindo a dosagem e os horários, evitar alimentos duros e quentes, não ingerir bebida alcoólica, fazer compressa gelada na região, entre outros. A cirurgia de dente incluso tem se tornado um procedimento corriqueiro e relativamente simples, quando realizado no momento certo e de forma adequado traz resultados satisfatórios e sem complicações ou qualquer tipo de sequela.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de dente incluso:


cirurgia de dente incluso
cirurgia de dente incluso