O que você deve saber sobre cirurgia de correção do maxilar
A cirurgia de correção do maxilar é um procedimento popularmente conhecido como cirurgia ortognática. Esse tipo de procedimento é indicado para casos em que o paciente sente dores, desconfortos que prejudiquem sua qualidade de vida, assim como motivos estéticos. Sendo assim, é comum a cirurgia de correção do maxilar ser adotada quando há insatisfação com o tamanho ou formato; a posição do maxilar dificulta sua comunicação, respiração ou alimentação; há presença de traumas que provocaram deslocamentos ou lesões; ocorre o crescimento de maneira desproporcional dos ossos.
Sendo assim, a cirurgia de correção do maxilar pode ser adotada como procedimento corretivo para estes casos, reconstituindo ou colocando no devido lugar as estruturas ósseas correspondentes aos problemas do paciente.
Cirurgia de correção do maxilar e seus benefícios
É preciso levar em consideração que esse tipo de intervenção não é apropriado para indivíduos que ainda não atingiram a maturidade, ou seja, crianças e pré-adolescentes, uma vez que ainda estão em fase de desenvolvimento e crescimento de estruturas, como o maxilar.
Por fim, a cirurgia de correção do maxilar pode ser motivada para melhorar as condições do paciente com relação a:
- Sua comunicação: atrelada a fala e conversa por meio oral com outras pessoas, melhorando sua dicção;
- Respiração: durante ou sono, no trabalho, ao praticar esportes, a respiração tem papel importante no desempenho de diversas atividades;
- Alimentação: restrições nos movimentos das mandíbulas, má oclusão e dores, podem prejudicar a mastigação e, consequentemente a dieta do paciente;
- Estética: muitos casos envolvem simplesmente descontentamento com o formato do rosto e desequilíbrio na formação da região do maxilar.
Cirurgia de correção do maxilar e seu orçamento
O orçamento de qualquer tipo de procedimento médico e seus tratamentos varia muito. Essa diferença de valores ocorre por conta de vários motivos como a complexidade do tratamento, a necessidade de aplicação de anestesias e internação, além do hospital e profissionais envolvidos no caso.
Vale lembrar que os custos podem sofrer abatimentos e alterações, caso haja cobertura em seu plano de saúde para esse tipo de procedimento. Por isso, vale a pena realizar uma boa pesquisa antes.