Cirurgia bucomaxilofacial: classificação de procedimentos

A primeira coisa a saber sobre a cirurgia bucomaxilofacial é que ela é uma especialidade médica referente a odontologia. Esse ramo trata de doenças da cavidade oral e seus anexos, como a região facial e do pescoço, por meio de intervenções cirurgicas para o seu tratamento. Dentre as patologias e problemas, encontram-se principalmente as deformidades, sejam elas oriundas de traumas ou de nascença, má-formação e outros distúrbios nos maxilares e mandíbulas.

Por meio da cirurgia bucomaxilofacial é possível corrigir disfunções na articulação temporomandibular (ATM), que comprometem a qualidade de vida do paciente ao prejudicar sua fala, mastigação, provocar dores de cabeça e ouvido, entre outros incômodos. A cirurgia bucomaxilofacial pode auxiliar também nos casos de apneia, em que o paciente tem a qualidade do seu sono comprometida, por conta da parada respiratória em intervalos de tempo durante a noite. Por fim, é possível reparar e ajustar a posição de estruturas faciais, como a mandíbula, e orais, como a arcada dentária, proporcionando ao paciente a recuperação dos movimentos e alívios nas dores e desconfortos.

Traumas e a cirurgia bucomaxilofacial

A cirurgia bucomaxilofacial é uma opção para resolver casos de traumas. Pode ser considerado um trauma facial:

  • Lesões em tecidos: aqui estão inseridas queimaduras, lacerações, contusões;
  • Fraturas de ossos presentes na face: neste grupo estão as fraturas na mandíbula, no nariz e estruturas anexas.

As causas de traumas costumam ocorrer por conta de acidentes de trabalho, de trânsito, quedas e lesões que ocorrem durante a prática de esportes. Além disso, existem os casos congênitos, em que a pessoas já nasce com problema, ou ainda que tem apresentam propensão a desenvolver mazelas ou má-formação.

Os sintomas que cada tipo de lesão apresenta varia, dependendo do tipo de lesão. As fraturas, por exemplo podem provocar no paciente:

  • Dores
  • Inchaço;
  • Perda de função;
  • Alterações estruturais.

Cirurgia bucomaxilofacial: pesquise e encontre o profissional correto

O profissional responsável pelo atendimento de pacientes que precisam passar por cirurgia bucomaxilofacial é um cirurgião dentista especialista que reúne conhecimentos específicos para conseguir conduzir o tratamento correto por meio de diagnósticos acurados. Assim, consegue cobrir inúmeros tipos de casos diferentes que envolvem não apenas a região bucal, mas também regiões do pescoço, queixo, além de outras estruturas anexas.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia bucomaxilofacial:


cirurgia bucomaxilofacial
cirurgia bucomaxilofacial