O que é preciso saber a respeito da cirurgia do siso?

Há muitas dúvidas em relação à necessidade de extração do dente do siso através de uma cirurgia do siso. A partir dos 13 anos, se a arcada dentária estiver completa, é recomendado realizar uma radiografia dos dentes do siso com o intuito de verificar se há espaço suficiente para a sua erupção e assim, avaliar a necessidade ou não de realizar a cirurgia do siso.

Quando é necessário extrair o dente do siso?

Para se submeter a uma cirurgia do siso é preciso a avaliação de um bom profissional e atender a alguns requisitos, tais como:
  • Idade: a cirurgia do siso só é recomendada para pessoas que já concluíram a sua fase de crescimento e quanto mais cedo for extraído o dente do siso, melhor;
  • Dor e inflamação na região: estes sintomas podem ser ocasionados pela erupção normal do dente do siso ou ser um indicativo do início de uma infecção da mucosa peridental (pericoronarite);
  • Deslocamento dos dentes ao redor, prejudicando a arcada dentária;

Como é a cirurgia do siso e o pós-operatório?

A cirurgia do siso pode ser realizada dentro do próprio consultório odontológico e com anestesia local para que o paciente não sinta dor. Após o procedimento cirúrgico, é comum que o paciente sinta dor e um certo incômodo causado pelo inchaço. Por isso, o dentista irá prescrever medicamentos para diminuir os sintomas e para uma boa recuperação. Podem ocorrer pequenos sangramentos, mas são facilmente controlados e podem ser estancados realizando-se pressão no local com uma gaze. Caso seja frequente, é recomendado procurar o dentista para que ele avalie se a situação está dentro da normalidade. Para uma boa recuperação, é fundamental que o paciente siga corretamente às orientações do dentista para um boa recuperação e evitar possíveis complicações. São cuidados necessários para o pós-operatório: não fazer esforço físico, evitar o consumo de bebida alcoólica e alimentos quentes e duros, fazer compressas com gelo no local, não fumar, tomar a medicação corretamente obedecendo os horários e à dosagem, retornar ao consultório odontológico para a retirada dos pontos, entre outro.

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia do siso: