Saiba mais sobre a cirurgia do dente do siso

O dente do siso ou terceiro molar costuma nascer na faixa etária entre os 17 a 21 anos, fase na qual ocorre a maturidade e por isso, também é conhecido popularmente como o dente do juízo. Quando ocorre a erupção do dente do siso, o mais comum é sentir um desconforto e dor no local, há situações em que ocorrem inflamação, infecção, deslocamento de outros dentes, etc. Nestes casos, é recomendado procurar um dentista para que ele possa avaliar o quadro clínico do paciente e analisar se há ou não a necessidade do paciente se submeter a uma cirurgia do dente do siso. É possível também que o nascimento do dente do siso não ocasione nenhuma alteração e seja assintomática, não sendo necessário realizar uma cirurgia do dente do siso para a sua extração.

Qual é o tempo de cicatrização após a cirurgia do dente do siso?

O processo de cicatrização varia de pessoa para pessoa, pois depende de vários aspectos, como por exemplo, do estado de saúde e do sistema imunológico do paciente, da quantidade de dentes extraídos e de que forma foi realizada a cirurgia do dente do siso. Normalmente, uma semana é o tempo estimado para a região desinchar. Para ajudar no processo de cicatrização o paciente deverá seguir as orientações do dentista, sendo eles: fazer compressas com gelo, tomar a medicação corretamente, evitar esforços físicos, dar preferência a alimentos líquidos e pastosos, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, etc. Assim, tomando os devidos cuidados e seguindo as recomendações do dentista, o paciente terá uma boa recuperação sem maiores complicações.

Qual é a alimentação recomendada:

Após a cirurgia do dente do siso, é preciso alguns cuidados, principalmente, com a alimentação. Listamos a seguir os alimentos recomendados após a cirurgia do dente do siso:
  • Alimentos pastosos;
  • Sorvete;
  • Sucos;
  • Vitaminas.

Veja quais os alimentos devem ser evitados:

• Carnes;
  • Alimentos quentes;
  • Alimentos duros e consistentes ou crocantes.

Os cuidados com a alimentação devem ser mantidos por no mínimo 3 dias após a cirurgia do dente do siso, podendo ser prolongada conforme a orientação do dentista.

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia do dente do siso: