Veja quais são os cuidados pós-operatório da cirurgia do dente

A cirurgia do dente tem se tornada cada vez mais comum, mas assim como qualquer procedimento cirúrgico é preciso se atentar aos cuidados pós-operatórios para que os resultados sejam satisfatórios e sem nenhuma complicação.

Por isso, é imprescindível seguir rigorosamente as orientações do cirurgião dentista. Após a cirurgia do dente e passado o efeito da anestesia o paciente poderá sentir dor e inchaço na região. Podem ocorrer também pequenos sangramentos que são facilmente estancados com uma gaze, pressionando o local. Com a finalidade de amenizar tais sintomas e possíveis incômodos, o cirurgião dentista irá prescrever medicamentos os quais são eficazes e praticamente sem efeitos colaterais.

Como realizar a higiene bucal após a cirurgia do dente

Um dos cuidados necessários é manter uma boa higiene bucal, pois restos de comidas acumulados ocasionam a proliferação de bactérias, podendo resultar em infecções e comprometer a cicatrização.

Porém, há muitas dúvidas em relação como fazer a higiene bucal, pois a região está dolorida. Veja como são os cuidados:

• Realizar uma boa escovação, porém, com cuidado;
  • Utilizar uma escova com cerdas macias e fazer movimentos suaves nos dentes, evitando o local em que foi realizada a cirurgia do dente
  • A região operada deve ser higienizada com um cotonete embebido com soro fisiológico, solução antisséptica ou água e sal.

Veja outros cuidados necessários após a cirurgia do dente

Além de uma boa higienização, é preciso outros cuidados após o procedimento de cirurgia do dente, tais como:

• Fazer compressas geladas no local;
  • Evitar alimentos duros e quentes;
  • Não ingerir bebida alcoólica;
  • Ficar de repouso e evitar esforço físico;
  • Não fumar;
  • Tomar a medicação prescrita, obedecendo os horários e a dosagem.

Sendo assim, é fundamental seguir a risca as orientações do cirurgião dentista para uma boa recuperação e bons resultados da cirurgia do dente, pois assim como qualquer procedimento cirúrgico, os cuidados pós-operatórios são imprescindíveis. Caso ocorra qualquer sintoma atípico, ou em caso de dúvida, é importante procurar o cirurgião dentista para que ele possa avaliar o quadro clínico do paciente e assim, proceder de acordo com a situação.

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia do dente: