Saiba mais sobre cirurgia dental

A cirurgia dental é uma especialidade da área médica odontológica que inclui diversos procedimentos aos quais muitos já passaram e tiveram contato. Neste grupo estão presentes as extrações de dentes (exodontia) e outros tipos de tratamentos mais complexos e de maior risco ao paciente como a aplicação de implantes e próteses, além de tratamentos para corrigir deformidades, disfunções e má-formação do maxilar.

Cirurgia dental: cuidados para recuperação pós-cirurgia

Antes de realizar intervenções cirúrgicas, o paciente deve consultar profissionais como dentistas especializados em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. Após a análise e diagnóstico destes é que é possível verificar de maneira assertiva a necessidade ou não da realização de procedimentos, como a cirurgia dental.

Uma vez realizada, o paciente deve adotar algumas medidas para evitar complicações na região operada, como hemorragias, dores, incômodos e infecções. Sendo assim, as principais medidas são:

• Não realizar esforços após o término da cirurgia: durante os dois primeiros dias o paciente deve repousar e descansar, mantendo a cabeça inclinada para o alto de modo a evitar sangramentos. Além disso, por conta da sensibilidade na região bucal, é preferível que não se comunique muito também;
  • Estanque o sangramento pressionando materiais, como um pedaço de gaze, diretamente no local. Em alguns casos é preciso realizar a troca do material, lembrando que a persistência do sangramento deve leva-lo novamente ao médico;
  • Mantenha uma dieta leve: mesmo com alguma limitações e incômodos, é preciso que o paciente se alimente e mantenha uma dieta saudável, o que ajuda em sua recuperação. Deve-se evitar a ingestão de comidas quentes ou muito duras, que comprometem o processo de cicatrização;
  • Faça compressas com bolsas de gelo: nas primeiras 48 horas, é indicado que o paciente faça compressas frias, como opção para reduzir ou impedir o inchaço no local operado. As durações das compressas devem girar em torno de 20 minutos, sendo repetidas ao longo do dia.
  • Continuar com a higienização bucal: a boa higienização do local em que foi realizado a cirurgia dental é fundamental para evitar infecções.

Cirurgia dental e seus tipos

A cirurgia dental envolve alguns tipos de procedimentos, de diferentes níveis de complexidade. É possível encontrar neste grupo as extrações de dentes, o aumento de coroa clínica, o enxerto de tecido conjuntivo, gengivectomia e as famosas cirurgias de dente incluso, do terceiro molar.

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia dental: