Saiba mais sobre a cirurgia de siso

Para quem não sabe, o nascimento do dente do siso pode ocorrer entre os 17 e 21 anos de idade, em condições normais cresce de forma progressiva sem qualquer problema, assim como qualquer outro dente. Porém, por serem os últimos dentes a nascer, pode acontecer do dente não ter espaço suficiente, acarretando dor, inflamação ou outros problemas de saúde. Quando isto ocorrer, normalmente, é recomendado realizar uma cirurgia de siso.

O que é o dente do siso?

O dente do siso, também chamado de terceiro molar ou dente do juízo, são os últimos dentes da arcada dentária, sendo 2 dentes na parte superior e 2 na parte inferior, totalizando 4 dentes do siso. São os últimos dentes a nascer e por erupcionarem na faixa etária dos 17 aos 21 anos de idades, estão associados à maturidade adquirira nesta fase da vida e por isso, são popularmente conhecidos como dente do juízo. Há casos em que não ocorre a formação do gérmen que origina o dente do siso e, consequentemente, não ocorre o nascimento do mesmo não sendo necessário realizar a cirurgia de siso. Não há problema quando este tipo de situação ocorre, na verdade, trata-se de um indicativo do processo evolutivo já que os dentes do siso não são fundamentais.

Quais são os problemas decorrentes do dente do siso?

Na maioria dos casos, quando o dente do siso erucpciona causa uma série de problemas e incômodo a pessoa, tais como:

• Inflamação dos tecidos (pericoronarite);
  • Dor;
  • Inchaço;
  • Cárie;
  • Mau hálito;
  • Deslocamento dos dentes adjacentes.
Além disso, pode ocorrer a inflamação dos tecidos ao redor do dente do siso devido à sua erupção. Em casos mais específicos, o dente do siso pode entortar os demais dentes pela pressão que exerce durante a sua erupção, refletindo nos dentes ao redor. Quando ocorre algum destes sintomas é preciso procurar um cirurgião dentista para que ele analise o estado de saúde bucal do paciente e verifique a necessidade ou não de realizar uma cirurgia de siso. E assim, indicar qual o tratamento mais adequado e que atenda às necessidades de cada paciente. Em alguns casos, é preciso realizar exames para um melhor diagnóstico.

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de siso: