O que é preciso saber sobre a cirurgia de retirada do siso

Os dentes do siso, conhecidos como terceiros molares ou dentes do juízo, estão localizados no final da arcada dentária superior e inferior e costuma ser os últimos a nascer. Por isso, na maioria dos casos não há espaço suficiente para que nasçam e se acomodem de forma correta. Quando isso ocorre é necessário realizar uma cirurgia de retirada do siso.Para saber se é preciso ou não se submeter a uma cirurgia de retirada do siso, procure por um profissional qualificado que possa avaliar o quadro clínico do paciente e indicar qual o procedimento mais adequado em cada situação. Em alguns casos, o profissional poderá solicitar alguns exames para o melhor diagnóstico.

Quais são os sintomas no pós cirúrgico?

Após o procedimento é comum que o paciente tenha alguns sintomas como:
  • Dificuldade de abrir a boca (trismo): ocorre devido à rigidez muscular e inchaço;
  • Dor de garganta, de ouvido e de cabeça;
  • Inchaço (edema): pode ocorrer em maior ou menor grau, sendo comum que haja maior inchaço nos dentes dos sisos inferiores em relação aos superiores;
  • Sensibilidade facial e bucal;

O mais comum é sentir dor na área em que foi realizada a cirurgia de retirada de siso, por isso, o cirurgião dentista irá prescrever alguns analgésicos e outros medicamentos para amenizar a dor e o desconforto.

Outros Sintomas que decorrentes do nascimento de dente do siso

A cirurgia de retirada do siso não é tão complexo, mas pode causar um certo incômodo no pós-cirúrgico. Por isso, é muito importante seguir as orientações do cirurgião dentista para uma boa recuperação e evitar maiores complicações. É comum que a região fique dolorida, inchada e haja pequenos sangramentos, porém, caso o incômodo persista ou se agrave é preciso procurar rapidamente o cirurgião dentista para que ele avalia o que está ocorrendo e possa passar as devidas orientações. Além disso, o nascimento do dente do siso pode ocasionar: mau hálito devido à dificuldade de higienização só local e proliferação de baterias; canto da boca machucada; deslocamento dos dentes ao redor, entre outros

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de retirada do siso: