Quando é preciso realizar uma cirurgia de retirada de dente siso

Os dentes do siso totalizam ao todo 4 na arcada dentária, sendo 2 na parte superior e 2 na parte inferior.

Há muitas dúvidas a respeito da necessidade ou não de extrair o dente do siso quando ele nasce através da cirurgia de retirada de dente siso. Isto ocorre, pois os dentes do siso são os últimos dentes da arcada dentária a nascer o que ocasiona maior dificuldade devido à falta de espaço, além disso, por estarem localizado no fundo da boca são mais difíceis de serem extraídos. Outro fator que dificulta a sua extração através da cirurgia de retirada de dente siso é o fato de nascerem tortos ou na horizontal.

Como é a cirurgia de retirada de dente siso?

A retirada do dente do siso é realizada quando o seu nascimento compromete a saúde bucal do paciente e os dentes ao seu redor. O procedimento é realizado com anestesia local para que o paciente não sinta dor e qualquer tipo de incômodo durante a cirurgia de retirada de dente siso. Em alguns casos, o paciente pode sentir uma leve pressão na região decorrente do uso de equipamentos para a extração do dente do siso. O tempo de duração varia de acordo com o número de dentes do siso que serão extraídos e da situação em que se encontram, mas em média, estima-se 30 minutos para cada extração.

Como é a recuperação da cirurgia de retirada de dente siso

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia de retirada de dente siso requer cuidados para uma boa recuperação. Não são recomendações complexas, mas precisam ser seguidas para evitar maiores complicações, veja algumas delas:
  • Evitar o consumo de bebida alcoólica;
  • Não fumar;
  • Fazer compressa gelada na região;
  • Tomar a medicação prescrita, obedecendo a dosagem e os horários;
  • Não fazer esforços físicos;
  • Consumir alimentos gelados e mais pastosos.

Assim, o nascimento do dente do siso é a fase na qual se pode sentir dor e desconforto. Através de uma radiografia panorâmica é possível verificar a presença de dentes do siso antes que sejam visíveis.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de retirada de dente siso:


P