O que saber a respeito da cirurgia de mandíbula

A cirurgia de mandíbula, também conhecida como cirurgia ortognática, é um procedimento realizado para modificar a posição do maxilar, queixo e gengiva. É realizado por questões estéticas ou quando compromete a saúde da pessoa, modificando a posição do maxilar, queixo e gengiva e a sua fisionomia.

Para realizar este tipo de procedimento cirúrgico é preciso que o paciente se submeta a exames laboratoriais que comprovem estar em condições para realizar a cirurgia de mandíbula. Procure por um bom profissional, pois somente ele está apto a avaliar o quadro clínico do paciente, solicitar os exames necessários e verificar se há ou não a necessidade de realizar uma cirurgia de mandíbula.

O que é a cirurgia de mandíbula

A cirurgia de mandíbula é realizada por dentro da boca, sendo raro que seja feito um corte no rosto. O procedimento cirúrgico consiste em soltar o maxilar superior, inferior ou o queixo para fixá-los em uma nova posição através de placas e parafusos que, normalmente, são constituídos de titânio.

Este tipo de procedimento é recomendado nas seguintes situações:

  • Melhorar a estética, quando a gengiva aparece muito;
  • Para aumentar o queixo que fica muito recluso;
  • Melhorar a mordida, evitando o desgaste do maxilar;
  • Quando há a retração da gengiva;
  • Artrose da articulação temporomandibular.

Quais são os benefícios da cirurgia de mandíbula

A cirurgia de mandíbula consiste na recolocação dos maxilares em uma posição mais favorável e confere os seguintes benefícios:

  • Melhoria da estética facial;
  • Saúde das articulações temporomandibulares dos tecidos bucais;
  • Respiração mais correta;
  • Auxilia funções básicas de fala e mastigação.

Este tipo de procedimento é realizado tanto por questões estéticas quanto há comprometimento da saúde do paciente e este sente algum tipo de dor.

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia de mandíbula requer alguns cuidados no pós-operatório. É comum que o paciente sinta dor e inchaço na região, por isso, cirurgião dentista irá prescrever medicamentos que devem ser tomados corretamente, atendendo os horários estipulados, para amenizar o desconforto. A medicação é eficaz para remediar os sintomas e possui pouco efeito colateral. É necessário que o paciente fique em repouso por aproximadamente 15 a 20 dias para uma boa recuperação.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de mandíbula:


P