O que saber sobre a cirurgia de implante dentário

A cirurgia de implante dentário é um procedimento no qual ocorre a colocação de implantes de titânio no osso da mandíbula ou do maxilar. Trata-se de um procedimento seguro e se realizado por um profissional capacitado os resultados são muito satisfatórios.

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia de implante dentário requer cuidados no pré e no pós operatórios. Antes de realizar a cirurgia de implante dentário é necessário procurar um bom profissional para que avalie o caso e assim indique qual o tratamento mais adequada para cada tipo de situação.

Como é realizada a cirurgia de implante dentário

Com os avanços na medicina, o procedimento se tornou relativamente simples e seguro. As novas técnicas empregadas na cirurgia de implante dentário diminuíram o tempo de duração e recuperação do paciente. A cirurgia de implante dentário pode ser realizada no próprio consultório odontológico e com anestesia local. Veja as três principais etapas da cirurgia de implante dentário:

  • No primeiro momento é feito uma pequena incisão na gengiva para ter acesso ao osso;
  • Logo após, é realizada a perfuração do osso com uma broca para a colocação do implante;
  • Por último, é fixado o pino de titânio e feito a sutura do local.

Após estas etapas, é necessário que o paciente espere de 2 a 6 meses para que ocorra a cicatrização e o processo de osseointegração e assim, o pino colocado fique fixo e seguro. Nos primeiros dias é comum o paciente sentir dor e um certo incômodo na região operada, por isso, o dentista irá prescrever a medicação necessária para amenizar tais sintomas e ter uma bora recuperação.

Quais são as contra indicações da cirurgia de implante dentário

São poucas as restrições para quem precisa fazer uma cirurgia de implante dentário, sendo elas: pacientes com a saúde debilitada, estrutura óssea insuficiente, doenças de coração, diabetes, crianças ou adolescentes que ainda estão em fase de crescimento, entre outros.

Para saber se há necessidade de realizar o procedimento cirúrgico é necessário a avaliação de um profissional, o qual poderá solicitar exames para um melhor diagnóstico, pois somente ele está apto para indicar o tratamento mais eficaz para cada caso.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de implante dentário:


P