O que fazer quando nasce o dente do siso

O dente do siso, popularmente conhecido como o dente do juízo ou terceiro molar, é algo que ainda causa um certo medo nas pessoas, pois embora seja apenas mais um dente apresenta certas particularidades e pode trazer algumas complicações, dentre elas, a necessidade de fazer uma cirurgia de extração de siso.

O dente do siso recebeu o nome de dente do juízo, pois costuma nascer na época da adolescência, período em que teoricamente as pessoas estão amadurecendo e ficam mais ajuizadas.

Saiba mais sobre o dente do siso

Os dentes do siso totalizam em quatro na arcada dentária, sendo dois na parte superior e 2 na parte inferior os quais ocupam a parte mais extrema da arcada dentária. O nascimento dos dentes do siso varia muito para cada pessoas, mas costuma ocorrer entre a faixa etária dos 16 a 20 anos, período no qual a arcada dentária já está completamente formada. Porém, em alguns casos pode ser que o dente do siso não nasça, sendo normal por se tratar de um reflexo do processo evolutivo já que o dente do siso não possui nenhuma finalidade. Em outros casos, pode acarretar em dor, inflamação, problemas dentários, etc., sendo necessário na maioria das vezes proceder com a cirurgia de extração do siso.

Quando é preciso fazer a cirurgia de extração do siso?

O procedimento é necessário quando o nascimento do dente do siso ocasione algum prejuízo à saúde do paciente, tais como:
  • Dor;
  • Inchaço;
  • Inflamação;
  • Incômodo.

Além disso, o nascimento do dente do siso pode afetar os dentes ao seu redor, pois pode acarretar no deslocamento dos dentes e com isso, deixá-los tortos ou sobrepostos (chamados dentes encavalados).Mas nem sempre o nascimento do siso requer a sua extração através de uma cirurgia de extração do siso. Por isso, é necessário procurar um profissional qualificado, pois somente ele está apto a avaliar o quadro clínico do paciente e verificar se há necessidade de realizar uma cirurgia de extração do siso. Em alguns casos, o cirurgião dentista poder solicitar alguns exames quando necessário, por exemplo, uma radiografia panorâmica.

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de extração do siso: