O que saber a respeito da cirurgia de extração de siso incluso

O dente do siso é uma grande preocupação em termos de saúde bucal, pois por serem os últimos a nascer podem não ter espaço suficiente para se acomodar e assim, ocasionar diversos problemas de saúde.

O termo incluso se refere ao dente que ainda não nasceu (erupcionou). O siso incluso é o nome dado ao terceiro molar incluso. Quando este permanece incluso pode ocasionar alguns problemas de saúde devido a, por exemplo:

  • Obstáculos mecânicos;
  • Patologia;
  • Má posição do dente;
  • Espaço insuficiente na arcada dentária;
  • Doenças sistêmicas.

Por serem os últimos dentes a erupcionar, muitas vezes não há espaço para isto. Quando isto ocorre é preciso ir ao dentista para que ele avalie o quadro clínico do paciente e a necessidade ou não de realizar uma cirurgia de extração de siso incluso.

O que é a cirurgia de extração de siso incluso e quando é recomendado

A cirurgia de extração de siso incluso é um procedimento cirúrgico destinado à remoção de um dente incluso ou dos obstáculos que impeçam a sua saída. Em alguns casos é necessário realizar o corte do dente pata que ele possa sair sem prejudicar os dentes ao seu redor.

Este procedimento cirúrgico não é recomendado para pacientes mais velhos ou quando atinge mais de 35 anos e o dente incluso não causa dor, desconforto ou outro tipo de problema de saúde. Também não é indicado quando o paciente apresenta um estado de saúde debilitado ou quando os riscos da cirurgia de extração de siso incluso são maiores quando comparados aos seus benefícios.

Como é o pós operatório da cirurgia de extração de siso incluso

Assim como qualquer procedimento cirúrgico é preciso uma série de cuidados, entre eles: tomar corretamente as medicações prescritas, obedecendo a dosagem e o horário, fazer compressas geladas no local, dar preferência a alimentos mais pastosos e líquidos, evitar esforço físico, entre outros. Embora o pós operatório da cirurgia de extração de siso incluso seja tranquilo é preciso que o paciente siga todas as orientações para uma boa recuperação e obter bons resultados


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de extração de siso incluso:


P