Saiba mais sobre a cirurgia de extração de siso

Os dentes do siso são quatro dentes do tipo terceiro molar os quais são recompensados serem extraídos por volta dos 18 anos, pois nesta fase os tecidos da boca encontram-se mais macios e assim, a extração é realizada mais facilmente através de uma cirurgia de extração de siso. Caso não nasçam até os 30 anos é necessário a sua extração, pois podem ocasionar dores, infamação, cáries, dificuldade na mastigação, deslocamento dos dentes ao redor ou outros problemas bucais e de saúde.

Mas também há casos em que o dente do siso nasce e não causa nenhum dano à saúde, passando a funcionar como dentes molares que auxiliam na mastigação.

Em que situações é necessário realizar a cirurgia de extração de siso?

No geral, a cirurgia de extração de siso é indicada quando o nascimento do siso ocasione algum problema de saúde, tais como:
  • Dor;
  • Inflamação (pericoronarite);
  • Cárie;
  • Reabsorção da raiz do dente adjacente;
  • Incômodo;
  • Deslocamento dos dentes ao redor.

Nestes casos a cirurgia de extração de siso é realizada para evitar inflamações, dores e mau hálito devido à dificuldade de higienizar a região, o que pode favorecer o surgimento de cáries e outros problemas mais graves, como a perda do dente.

Por isso, é preciso procurar um bom profissional para que possa avaliar o quadro clínico do paciente e verificar se há ou não a necessidade de realizar o procedimento cirúrgico. Ir ao dentista regularmente é importante para garantir uma boa saúde bucal.

Quais são os cuidados antes da cirurgia

Em um primeiro momento, o profissional irá realizar uma avaliação do quadro clínico geral do paciente, solicitando exames de radiografia da arcada dentária para avaliar a posição e o formato do dente do siso. Com isso, irá analisar qual a melhor técnica para a sua retirada.

No dia da cirurgia de extração de siso, é recomendado que o paciente realize uma refeição leve e tome todos os medicamentos prescritos pelo profissional. É indicado não usar maquiagem e acessórios que possam causar algum incômodo durante o procedimento de cirurgia de extração do siso.

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de extração de siso: