Quais são os cuidados necessários após a cirurgia de dente

A cirurgia de dente é realizada para a extração do dente que está comprometendo a arcada dentária ou ocasionando algum tipo de problema de saúde bucal e interferindo na qualidade de vida do paciente.

Após o procedimento cirúrgico é comum que o paciente sinta dor, inchaço na região e ocorra eventuais sangramentos. Para amenizar os desconfortos após a cirurgia de dente e auxiliar no processo de recuperação e cicatrização, o cirurgião dentista irá prescrever medicamentos que irão amenizar os sintomas. Os analgésicos e anti-inflamatórios são eficazes e apresentam pouco efeito colateral, por isso, são recomendados pelo cirurgião dentista por proporcionarem alívio aos paciente após a cirurgia de dente.

Assim, é fundamental seguir todas as orientações passadas pelo cirurgião dentista para que se obtenha resultados satisfatórios da cirurgia de dente.

Saiba o que fazer para uma boa recuperação pós-cirurgia de dente

A cirurgia de dente é realizada com anestesia local para que o paciente não sinta dor durante o procedimento cirúrgico. Normalmente, é realizado no próprio consultório odontológico.

Embora seja um procedimento relativamente simples, após a cirurgia de dente é imprescindível se atentar aos seguintes cuidados:

• Não fazer esforço físico;
  • Não ficar exposto ao sol;
  • Evitar alimentos rígidos e duros, dando preferência a alimentos mais pastosos e gelados;
  • Fazer compressas geladas no local;
  • Manter uma boa higiene bucal, fazendo uso do fio dental e de escova de dente com cerdas macias;
  • Não fazer movimentos de sucção para ingerir líquidos;

Qualquer tipo de reação ou sintoma adverso é recomendo procurar o cirurgião dentista o mais rápido possível.

Veja outros cuidados pós-cirurgia de dente

Além dos cuidados mencionados acima, é preciso se atentar aos seguintes aspectos:

• Caso o paciente seja fumante, evitar fumar durante a cicatrização do corte;
  • Não ingerir bebida alcoólica;
  • Tomar a medicação prescrita, seguindo rigorosamente os horários e em caso de qualquer sintoma diferente, procurar o cirurgião dentista;
  • Retornar ao consultório odontológico para a remoção dos pontos;
  • Não tome medicamentos por conta própria.

Assim, seguindo as orientações do cirurgião dentista a recuperação da cirurgia de dente será eficaz e não trará maiores complicações para o paciente.

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de dente: