Cirurgia de bucomaxilo: uma opção para o tratamento de lesões faciais

A cirurgia de bucomaxilo pode ser uma alternativa para o tratamento de lesões faciais. Estas podem ser os agentes causadores de perdas de funções, alterações na fisionomia, restrições nos movimentos da mandíbula, prejudicando a fala do paciente e sua alimentação, pois prejudica os movimentos necessários na mastigação.

Mesmo sem ter potencial de provocar riscos mais severos à vida do paciente, os traumas faciais, também conhecidos como traumatismo na região bucomaxilofacial, podem provocar ferimentos graves e dificuldades respiratórias, prejudicando a qualidade de vida do paciente.

Os tratamentos podem variar de acordo com os tipos de sintomas apresentados e o caso clínico de cada indivíduo. Desse modo, é possível que seja necessário somente procedimentos mais simples que envolvam curativos e fechamento de ferimentos abertos, até intervenções mais arriscadas realizadas em ambientes hospitalares, que sejam realizadas sob anestesia geral e envolvam internação, como no caso da cirurgia de bucomaxilo.

Os traumas que podem ser corrigidos por meio de cirurgia de bucomaxilo

Os traumas faciais, definidos como qualquer tipo de trauma físico que atinja a região do rosto, podem ser corrigidos por meio de diversos tratamentos, dentre eles a cirurgia de bucomaxilo.

Podem ser considerados como um trauma facial as lesões em tecidos, como as contusões, lacerações e queimaduras; as fraturas de ossos na região do rosto, como as fraturas na mandíbula e no nariz, por exemplo.

Com relação a origem que provocam essas lesões, é muito comum elas ocorrerem em acidentes de trabalho e de trânsito, quedas e outras lesões atreladas a prática de esportes. Fora isso, ainda há os casos congênitos ou propensões de desenvolver patologias ou apresentar má-formação.

Ao se analisar os sintomas, estes podem variar de acordo com o caso e tipo de lesão. Sendo assim, pode-se observar comumente a presença de:

  • Dores: é muito comum sentir dores de cabeça e dores de ouvido. Também é possível sentir desconforto ao bocejar, ou ao abrir muito a boca, e ao mastigar;
  • Desconfortos: zumbidos no ouvido, tonturas e vertigens;
  • Problemas musculares associados a flacidez dos músculos da região da mandíbula;
  • Desconformidade visual: quando é possível identificar por mera inspeção visual simples que há algo fora do esperado.

Casos considerados para a realização da cirurgia bucomaxilo

A intervenção por meio da cirurgia de bucomaxilo é uma alternativa para o tratamento e correção de disfunções e traumas que prejudicam qualidade de vida do paciente. Sendo assim, a cirurgia de bucomaxilo tem grande serventia em diversos casos clínicos, além de propiciar uma reparação na simetria que corrobora com a estética facial do paciente e, consequentemente, em sua autoestima.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de bucomaxilo:


P