Cirurgia de atm e suas indicações

Algumas complicações relacionadas a disfunção da articulação temporomandibular, podem gerar dores e desconfortos no dia a dia. Essas alterações podem ser diagnosticadas em mais da metade da população, de modo que grande parte apresenta ao menos um sinal de DTM, como espécie de ruído na articulação temporomandibular.

Existem diversos tratamentos para auxiliar os pacientes de modo que a cirurgia de atm é uma das opções. Porém, é preciso considerar que tratamentos cirúrgicos podem ser irreversíveis e, portanto, são medidas que devem ser adotadas somente em casos realmente necessários.

Sendo assim, a cirurgia de atm é realmente indicada em situações em que há fraturas específicas na região e casos de anquilose, em que há perdas de movimento e deformidades faciais. Tirando essas hipóteses, os procedimentos cirúrgicos apresentam resultados pouco satisfatórios, especialmente os mais radicais que envolvem a substituição por próteses.

Cirurgia de atm e outros tipos de tratamentos

Além da cirurgia de atm, existem outras formas de tratamentos para diminuir os sintomas e os desconfortos oriundos das disfunções na articulação temporomandibular.

Sendo assim, é possível adotar diferentes medidas, de acordo com a causa identificada previamente, tais como:

• Uso de placas bucais para evitar desgastes dos dentes;
  • Implantes dentários, para reposição ou restauração de dentes;
  • Utilizar aparelhos que corrijam o alinhamento da arcada dentária;
  • Fortalecimento muscular, por meio de fisioterapia e exercícios locais;
  • Medicação como analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios.

Com relação a cirurgia de atm, existem procedimentos mais populares e famosas como a cirurgia ortognática, a condilotomia, a condiloplastia, cirurgia para luxação recorrente da mandíbula e cirurgia para recaptura dos discos.

Cirurgia de atm: sintomas para ficar alerta

Assim como muitos problemas de saúde, é possível identificar alguns sintomas que ajudam na prevenção e tratamento relacionados a ATM. Sendo assim, os sintomas mais comuns para esse tipo de quadro clínico são:

• Dores de cabeça na região da testa, na região do ouvido e no maxilar;
  • Desconforto ao bocejar, mastigar ou até mesmo ao falar;
  • Desgaste excessivo dos dentes. Pode-se atrelar o desgaste a condições psicológicas, provocadas por stress ou condições de desconforto;
  • Ruídos ao abrir e fechar a boca.

Por fim, vale ressaltar que os procedimentos cirúrgicos nem sempre são os mais recomendados, de modo que é preciso avaliar os sintomas de cada paciente e avaliar a viabilidade e necessidade para realização da cirurgia de atm.

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de atm: