Conheça a cirurgia de arcada dentária

A cirurgia de arcada dentária é muito solicitada em consultórios de profissionais ortodontistas por pessoas que apresentam dificuldades em mastigar devido à má oclusão, ou seja, não tem um bom encaixe dos dentes, o que comprometem a sua alimentação. Além disso, outro importante fator que gera queixas é a insatisfação com a fisionomia, ou seja, questões relativas a aparência e estética.

Existem diferentes tipos de casos de modo que alguns exigem procedimentos que possam permitir a correção na posição de ossos faciais, como a cirurgia de arcada dentária.

Quando optar pela cirurgia de arcada dentária

A escolha por procedimentos cirúrgicos deve ser adotada após os devidos procedimentos, diagnósticos e avaliações de profissionais. Sendo assim, a cirurgia de arcada dentária tornou-se uma opção para situações em que o paciente:

  • Está insatisfeito com o tamanho ou formato de seu maxilar;
  • Tem deslocamentos na posição de seu maxilar, que dificulta sua comunicação, respiração ou alimentação;
  • Apresentam traumas que provocaram deslocamentos ou lesões;
  • Apresenta problemas em sua mordida: mau fechamento da boca, que provoca uma mordida desconforme, perceptível também ao cerrar os dentes;
  • Tem má-formação óssea facial: o crescimento de forma não proporcional dos ossos da face pode provocar complicações nos movimentos do maxilar;
  • Apresenta alterações psicológicas: são provocadas por stress e condições emocionais diversas. Podem se manifestar de diferentes formas, como bruxismo. Ao ranger os dentes em situações de stress, ou de forma inconsciente ao dormir, além de ocorrer o desgaste dos dentes é possível verificar outras complicações como dores de cabeça e desconforto na região do maxilar;
  • Tem risco de infecções: podem ser identificados como quadros de osteomielite, uma infecção que afeta principalmente os ossos, e outros casos mais simples relacionados às condições dentárias que, se não tratados, podem gerar quadros mais severos.

Cirurgia de arcada dentária e seus benefícios

Antes de adotar qualquer processo cirúrgico é preciso verificar a sua real necessidade. Sendo assim, é interessante e recomendável a realização de consultas com mais de um profissional da área cirúrgico dentária para obter o parecer de diferentes especialistas e analisar se é necessário passar por esse tipo de intervenção ou se há um tratamento alternativo.

Ao adotar a cirurgia de arcada dentária é possível conferir ao paciente alguns benefícios que melhoram sua qualidade de vida, tais como: redução de dores e desconfortos, facilidade em mastigar alimentos, melhores condições respiratórias e, naturalmente, proporciona fisionomias mais harmônicas, o que melhora sua autoestima.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de arcada dentária:


P