Cirurgia da atm: ajuda a tratar dores e desconfortos

A cirurgia da atm é uma das formas para tratar casos de alteração na articulação temporomandibular pode gerar dores locais que provocam sensação de desconforto na região. Essas alterações podem ser identificadas quando o paciente sente dores de cabeça, um sintoma muito comum em grande parte dos casos. Na verdade, são casos de dores nos músculos que estão ao redor da cabeça, provocados por diferentes fatores.

Além das dores de cabeça, é possível sentir dores no ouvido, dada sua proximidade com a ATM, e também certos ruídos, como pequenos estalos, ao abrir e fechar a boca.

Cirurgia da atm: fatores que podem causar problemas na ATM

Existem algumas causas que são mais conhecidas por causar alterações e disfunções na articulação temporomandibular e, consequentemente, exigir intervenções como a cirurgia da atm como forma de tratamento. Desta forma, é possível elencar alguns fatores chave como:

• Má oclusão: mau fechamento da boca, que provoca uma mordida desconforme, perceptível também ao cerrar os dentes;
  • Formação óssea facial: o crescimento de forma não proporcional dos ossos da face pode provocar complicações nos movimentos do maxilar;
  • Alterações psicológicas: são provocadas por stress e condições emocionais diversas. Podem se manifestar de diferentes formas, como bruxismo. Ao ranger os dentes em situações de stress, ou de forma inconsciente ao dormir, além de ocorrer o desgaste dos dentes é possível verificar outras complicações como dores de cabeça e desconforto na região do maxilar;
  • Infecções: podem ser identificados como quadros de osteomielite, uma infecção que afeta principalmente os ossos, e outros casos mais simples relacionados às condições dentárias que, se não tratados, podem gerar quadros mais severos.

Sendo assim, é possível verificar que existem diferentes causas responsáveis por causar a disfunção na região da articulação temporomandibular e, consequentemente, a necessidade da cirurgia da atm.

Cirurgia da atm e suas indicações

A cirurgia da atm não é a única opção para o tratamento de disfunções atreladas a esta região. Outras alternativas incluem a utilização de placas oclusais, aparelhos ortodônticos, fisioterapia e fonoaudiologia. Desse modo, as intervenções cirúrgicas são opções que devem ser consideradas em casos em que os pacientes não respondem bem a esses tratamentos, ou em situações realmente indicadas como em casos específicos de fraturas e anquilose.

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia da atm: