Saiba mais sobe a cirurgia buco maxilo facial

É comum encontrar duas classificações da cirurgia buco maxilo facial. Essas classes variam conforme a complexidade do procedimento adotado. Sendo assim, as intervenções podem ser realizadas em ambulatórios ou consultórios quando se trata de pequenas cirurgias de baixa complexidade e que podem ser feitas através de anestesia local, na grande maioria dos casos. Nesse contexto encaixam-se a remoção de pequenos tumores benignos, cistos, dentes, realização ou substituição de implantes, inclusão, retirada ou adaptação de próteses entre outros casos.

Nos casos de maior risco para o paciente, associadas a cirurgias mais complicadas, a cirurgia buco maxilo facial é realizada em ambientes hospitalares, uma vez que demandam mais cuidados, principalmente por contar com a necessidade de aplicação de anestesia geral. Neste grupo encontram-se as intervenções para retirada de tumores maiores, fraturas em ossos faciais e cirurgias ortognóticas.

Quando é indicado a realização da cirurgia buco maxilo facial

Antes de realizar qualquer tipo de cirurgia, é preciso lembrar que as intervenções têm caráter permanente e, por isso, é necessário fazer o diagnóstico correto e consultar a opinião de profissionais capacitados antes de passar por qualquer tipo de intervenção.

A cirurgia buco maxilo facial, quando necessária, é conduzida por profissional especialista, e pode resolver diversos casos provocados por alterações e disfunções fisiológicas e mecânicas que comprometem sua fala, sono e alimentação, assim como a autoestima de pacientes, independentemente de sua idade.

Assim, a especialidade da odontologia buco maxilo facial é indicada para casos como:

  • Problemas na ATM;
  • Casos de apneia;
  • Cirurgia ortognótica;
  • Traumas físicos.

Cirurgia buco maxilo facial: qualificações profissionais

A cirurgia buco maxilo facial é uma especialidade médica que demanda o trabalho colaborativo entre diferentes profissionais para a obtenção de um resultado satisfatório para os pacientes. Independentemente da complexidade do tratamento, é preciso contar sempre com profissionais qualificados e dedicados à profissão, seja para a simples extração de um dente até casos que apresentam maior risco ao paciente, como traumas e deformidades mais graves.

Assim, o cirurgião buco maxilo facial deve ter notável conhecimento para conseguir amparar os mais diversos tipos de casos envolvendo problemas que atingem a região bucal, mas não se limitando apenas a ela, podendo auxiliar no tratamento de casos que envolvam outras regiões, como queixo, pescoço, estruturas ósseas e articulações.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia buco maxilo facial:


P