O que é Cirurgia buco maxilo

O termo cirurgia buco maxilo, refere-se a um ramo do conhecimento médico relativo a odontologia. É uma especialidade responsável por intervenções e cirurgias para o tratamento de patologias encontrados na cavidade bucal, na região facial e do pescoço. Neste grupo encontram-se o tratamento para deformidades faciais por conta traumatismos ou casos congênitos de má-formação, imperfeições nos maxilares e mandíbula.

A cirurgia buco maxilo pode ser categorizada em dois grupos, dependendo de sua complexidade. Sendo assim, há o procedimento realizado no contexto ambulatorial ou consultórios, nos quais são realizadas pequenas cirurgias, pouco complexas, que podem ser feitas por meio de anestesia local. Nesse grupo encontram-se a remoção de dentes, pequenos tumores, cistos, implantes dentários, operações de adaptação de próteses entre outros casos.

Indicações para a cirurgia buco maxilo

A saúde e aparência dos dentes é muito importante. Afinal de contas, é o cartão de visitas de qualquer pessoa para causar uma boa impressão. Assim, por meio de tratamentos e bons hábitos, é possível contar com um sorriso bonito.

A odontologia contemporânea apresenta diversas funções, sendo as mais elementares o tratamento e prevenção de diversos tipos de ocorrências e distúrbios que influenciam no aspecto físico e saudável dos dentes.

Além disso, essa área odontológica conta também com diferentes tipos de cirurgia buco maxilo que são suporte para tratamentos de:

  • Doenças;
  • Anomalias como tumores e cistos nos maxilares;
  • Traumas na região frontal que impactam na cavidade bucal e no maxilar;
  • Outras manifestações relacionadas a doenças sistêmicas, como tuberculose e sífilis.

Além disso, a cirurgia buco maxilo pode auxiliar no tratamento para correção de problemas na articulação temporomandibular (ATM), casos de apneia e ortognótica.

Cirurgia buco maxilo: uma opção de tratamento para diversos casos

Como dito anteriormente, a cirurgia buco maxilo pode auxiliar no tratamento e remoção de cistos e pequenos tumores provocados por patologias que acomete a região. Além disso, esse procedimento cirúrgico é comum para casos de traumas faciais por conta de ferimentos e fraturas. Outras anomalias que comprometem a conjuntura óssea facial, como crescimento e desenvolvimento inadequado de partes como o maxilar e mandíbula, também podem ser resolvidas por meio desse procedimento.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia buco maxilo:


P