O que pode provocar a necessidade da cirurgia atm

A cirurgia atm é uma intervenção que deve ser feita para o tratamento da disfunção da articulação temporomandibular. Existem algumas causas que geram essa disfunção, porém é difícil diagnosticar com precisão o motivo específico que causa o problema.

Essa disfunção é uma alteração na articulação que tem o papel de conectar o maxilar à mandíbula, de modo que seu mau funcionamento pode prejudicar os movimentos realizados em diferentes direções. Desse modo, é comum sentir desconfortos ao mastigar, falar e bocejar, por exemplo, sentindo dores e sensações de deslocamentos e estalos na região.

As causas mais comuns para que o paciente e médico considerem a realização da cirurgia atm são o bruxismo, a osteomielite, disfunções temporomandibulares e infecções nos nervos dos dentes resultando em abcessos dentários.

Cirurgia atm: fique alerta com os sintomas

Quando o assunto é saúde, tomar as devidas medidas de precaução e ficar alerta aos sintomas e sinais que seu corpo envia são muito importantes para buscar o tratamento correto.

O diagnóstico da disfunção ATM nem sempre é precisa, pois seus sintomas podem ser causas de outros tipos de problemas de saúde. Porém, com ajuda de um dentista é possível realizar exames clínicos adequados que ajudem a identificar se o problema se encontra na articulação temporomandibular.

Antes de considerar a cirurgia atm é preciso estar atento aos sintomas, tais como:

• Dores: é muito comum sentir dores de cabeça e dores de ouvido. Também é possível sentir desconforto ao bocejar, ou ao abrir muito a boca, e ao mastigar;
  • Sensação de deslocamento do maxilar ao abrir ou fechar a boca, ou um travamento na região;
  • Desconfortos: zumbidos no ouvido, tonturas e vertigens;
  • Problemas musculares associados a flacidez dos músculos da região da mandíbula;
  • Desgaste excessivo dos dentes.

Cirurgia atm: tratamentos alternativos

Antes de considerar a realização da cirurgia atm é preciso avaliar cada caso, pois nem sempre é necessário a intervenção cirúrgica. Sendo assim, como forma preventiva é possível adotar placas de utilização diurna ou noturna, aparelhos que auxiliem no alinhamento da arcada dentária, fisioterapia para o fortalecimento muscular, e medicação como analgésicos, relaxantes musculares e afins.

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia atm: